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Justiça eleitoral e TikTok firmam parceria para combate à desinformação

Na sexta-feira (2/10), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o TikTok no Brasil formalizaram uma parceria para o combate à desinformação nas eleições municipais de 2020. Com a assinatura de memorando de entendimento, o TikTok passa a fazer parte do grupo de plataformas digitais, partidos políticos e organizações da sociedade civil que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, criado pelo TSE em agosto de 2019.

Confira a lista das entidades parceiras

O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, pontuou que o apoio da plataforma, que tem muita aderência entre os jovens, é fundamental para conscientizar sobre a importância da participação na política e envolver mais pessoas no combate à desinformação. “Precisamos atrair jovens idealistas, precisamos atrair novos valores para a vida pública, para se interessarem pelo Brasil e ajudarem a pensar o Brasil.”

Barroso destacou que, com a parceria, o TikTok oferecerá ajuda sem custos aos cofres públicos, o que reforça o compromisso de eliminar a circulação de notícias falsas. Assim, o TikTok se compromete a criar uma página para centralizar informações confiáveis sobre as eleições municipais de 2020. Também será responsável por capacitar a equipe de comunicação do TSE sobre a melhor utilização da plataforma, dando o suporte necessário para a produção de vídeos na linguagem dos usuários da rede.

“A missão do TikTok é incentivar a criatividade e trazer alegria. Sabemos que o TikTok não é o principal lugar aonde as pessoas vão quando buscam notícias sobre política, mas temos o dever de apoiar nossos usuários com conteúdo confiável e educativo sobre temas de interesse público”, afirma o diretor de Políticas Públicas do TikTok no Brasil, Ricardo Tavares.

O TikTok também abrirá um canal direto com o TSE para receber denúncias de divulgação de conteúdos que ofereçam risco à integridade das eleições. Esse canal será utilizado por uma equipe restrita e respeitará cláusulas de confidencialidade.

A iniciativa é parte dos esforços da Justiça Eleitoral no combate à divulgação de conteúdo falso ou descontextualizado sobre o processo eleitoral e as instituições e autoridades responsáveis por sua condução. Para isso, tem sido fundamental a união de esforços com plataformas digitais, a fim de garantir a circulação de notícias e informações verdadeiras, para que os eleitores possam exercer o seu direito de voto de forma consciente e bem informada. Antes do TikTok, já tinham aderido ao programa as plataformas digitais Twitter, Facebook, WhatsApp, Instagram e Google.

Veja a íntegra do Memorando de Entendimento

Perfil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreou, também na sexta-feira (2/10), o seu perfil oficial no Tiktok. A plataforma de vídeos curtos já representa a quarta maior rede social do mundo, com 800 milhões de usuários. O formato de publicação com postagens que possibilitam a inserção de músicas, dublagens e filtros conquistou o público jovem, uma vez que 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos.

A ideia é levar informações atualizadas de maneira acessível, democrática e irreverente aos seguidores. O perfil @tsejus tem uma linguagem dinâmica e moderna, com vídeos com informações sobre as eleições 2020, passo a passo de como será a votação e o protocolo de cuidados sanitários adotados pela Justiça Eleitoral devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dessa forma, além de manter os seguidores informados sobre os serviços eleitorais, o perfil vai combater a desinformação levando informações rápidas e seguras aos eleitores. O TSE já está presente em outras redes sociais, levando conteúdo para mais de 871 mil de pessoas diariamente. São postagens informativas, de áudio, vídeo com o objetivo de engajar o público nas ações da Justiça Eleitoral.

Fonte: CNJ


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