Oliveira Damas &eacut; Graça Advogados +55 43 3342-5500 Fale conosco
 
«« Voltar

Credores de precatórios devem estar alerta para tentativas de golpe

Em razão de novas tentativas de golpe, relatadas pela seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, o Tribunal de Justiça do RS (TJRS) alerta aos credores de precatórios para que estejam prevenidos. Os casos mais recentes aconteceram principalmente na Comarca de Triunfo e na região da Campanha.

A fraude consiste, conforme a OABRS, em o golpista telefonar ao credor anunciando a liberação do precatório, e que para obter uma Declaração de Isenção de Imposto de Renda é necessário o pagamento de custas da suposta certidão, em valor que varia entre 3 e 4 mil reais. Um alvará falso ainda poderá ser enviado pelo estelionatário, atestando a quitação. Aplicativo de mensagem como o WhatsApp também está sendo usado para o golpe.

Atenção

O TJRS alerta que nenhum valor é cobrado pelo Serviço de Processamento de Precatórios do Tribunal para a liberação da parcela preferencial ou superpreferencial e nem tampouco para o pagamento do saldo ou integralidade do crédito do precatório.

Fique informado

Os credores podem obter informação segura junto ao Serviço de Processamento de Precatórios, que está habilitado a atualizar sobre a situação do precatório, previsão de pagamento e possibilidade de pedido/recebimento da parcela superpreferencial por doença grave, deficiente ou idoso.

A partir do número do precatório é possível realizar pesquisa e acompanhamento do pagamento de seu crédito no site do Tribunal de Justiça, no link:

https://www.tjrs.jus.br/novo/processos-e-servicos/precatorios-e-rpv/pesquisa-de-precatorios/

Havendo dúvidas, contate o Setor de Precatórios pelo e-mail precatorios@tjrs.jus.br ou pelos telefones (51) 3210-7293 e 3210-7291.

Fonte: TJ-RS


«« Voltar